HISTÓRICO COOPERCEDRO
A COOPERCEDRO surgiu pela necessidade de ter um instrumento de organização dos agricultores familiares, para acessar as políticas públicas criadas pelo governo federal, principalmente o PAA e o Território da Cidadania.
A COOPERCEDRO foi fundada em 28 de junho de 2006, com 35 associados, com o objetivo de organizar a comercialização da produção dos agricultores familiares de Santa Maria, podendo assim acessar mercados maiores, com intuito de conseguir maiores valores de comercialização com preços mais atrativos para os seus associados.
Com essa visão de oportunidade, o poder público municipal desafiou um grupo de agricultores a pensar em uma organização cooperativa, a qual daria apoio através da disponibilidade de veículo, telefone, sala para um pequeno escritório e de pessoal, até que a organização conseguisse ter autonomia.
Neste período, os mercados compradores de Santa Maria (redes de mercados) se organizavam para realizar suas compras, e os a agricultores, sozinhos, não davam mais conta de acessar estes espaços de comercialização, salvo os mais estruturados.
Também, surgia a necessidade dos agricultores terem uma representação nos espaços de debate na cidade, como conselhos, território da cidadania, instituições de ensino, governos (municipal, estadual e federal), outras esferas de discussão regional. (Este item passou a ser importante logo após o movimento de criação da cooperativa).
Assim, para oportunizar maior participação dos pequenos agricultores, a cooperativa foi pensada em núcleos, de forma que houvesse pelo menos um núcleo em cada distrito. Então, foram feitas diversas reuniões nos distritos, com a finalidade de capacitar os agricultores associados no cooperativismo, para que pudéssemos constituir uma organização com solidez e comprometimento.
Atualmente, a COOPERCEDRO possui 148 associados e comercializa com mercados institucionais como PNAE e PAA, também comercializa com mercados convencionais e Institucionais de Santa Maria.
CONSELHO ADMINISTRATIVO (Fevereiro 2019 - Março 2022)
Presidente: Josemar Brutti
Vice Presidente: Luciane Lisete Friedrich Wilhelm
1º Secretário: Clara Elizabeth Mozzaquatro
2º Secretário: Maria Elena Frigo Cerdote
1° Tesoureiro: Fernando dos Santos
2° Tesoureiro: Alcione Piasentin Claro
CONSELHO FISCAL
Titulares: José Forsin Venturini
Elem de Fátima Diniz
Julio Cesar Carvalho
Suplentes: Erica Negrini
Enio Félix Souto
Joel Weber