AIPIM
Curiosidades
O Aipim com casca, é produzido nos diferentes Distritos do Município de Santa Maria pelos sócios cooperados desta Cooperativa.
O Aipim ao ser retirado da terra é encaminhado à agroindústria SEPÉ TIARAJÚ no Município de Dilermando de Aguiar-RS e futuramente para a agroindústria da Coopercedro, localizada neste município.
O Aipim, na agroindústria, passa por um processo de lavagem, descascamento e embalagem à vácuo pelos colaboradores da Coopercedro.
O destino do Aipim descascado é para o Programa de Alimentação Escolar e o Restaurante Universitário. O Aipim com casca tem como destino o Programa de Aquisição de Alimentos que tem como beneficiários, Restaurante Popular e Cozinhas Comunitárias.
- As raízes tuberosas do aipim, que são as partes mais consumidas da planta, são consideradas uma fonte importante de carboidratos, por conter amido.
-Suas folhas contêm um teor altíssimo de proteínas, minerais e vitaminas essenciais ao corpo humano e por isso também são consumidas por diversos fins.
-Suas raízes que chegam a ter de 30 a 90 centímetros de comprimento possuem forma cônica e são recobertas por uma casca áspera de coloração marrom.